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11
11 DEZ 2023
PROCESSO SELETIVO
Gabarito e prova - Processo Seletivo 04/2023 - Educação
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05. Como parte das atividades de estágio, uma estudante de Pedagogia observou a organização e o funcionamento de uma escola da rede pública do Ensino Fundamental, ficando em dúvida quanto a três aspectos legais: os dias letivos, a carga horária anual necessária e o ensino religioso. O que determina a Lei de Diretrizes Educacionais, relativamente a esses três aspectos?
 
transferência para uma escola especializada.(D)
aulas de recuperação intensiva.(C)
terminalidade específica de estudos.(B)
aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar.(A)
 Após um longo período de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9.º ano, em função de suas deficiências, não pode atingir o nível exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situação, de acordo com a Lei n.º 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele:04.
 
às Escolas Privadas. (D)
aos Municípios. (C)
aos Estados. (B)
à União. (A)
A partir da leitura e de conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigo 11, pode-se afirmar que as incumbências elencadas cabem
[...oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento de ensino...]
[...autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino...]
[...baixar normas complementares para o seu sistema de ensino...]
 [...exercer ação redistributiva em relação às suas escolas...]
03. Leia os excertos para responder à questão.
 
Somente a proposição IV é correta.(D)
Somente a proposição III é correta.(C)
Somente a proposição II é correta.(B)
. Somente a proposição I é correta(A)
Com base nas proposições apresentadas podemos afirmar que:
IV. A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e pela educação média formada pelo ensino médio e educação superior.
III. A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pelo ensino fundamental e ensino médio e educação superior.
I. A educação escolar compõe-se pela educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e pela educação superior.
02. A LDB, Lei 90394/96, ao tratar dos níveis e das modalidades de Educação e Ensino, afirma:
 
I, II e III.(D)
I e II, apenas. (C)
II e III, apenas (B)
I e III apenas. (A)
Dos itens relacionados, são incumbências dos docentes previstas na LDB o contido em:
estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.III.
zelar pela aprendizagem do aluno;II.
atender a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;I.
01. Ao elaborar e cumprir o seu plano de trabalho, o professor deve:
            Dias Let. Hora
anuais
Ensino Religioso
A
200 800 Obrigatório para a escola e facultativo para o aluno
B 190 750 Facultativo para o aluno
C 180 790 Facultativo para a escola
D 170 780 Obrigatório para a escola e para o aluno
 
06. Consta na LDB, artigo 24, que a verificação do rendimento escolar na educação básica, observará o seguinte critério:
(A) obrigatoriedade de estudos de recuperação paralela e contínua, para todos os alunos, ao longo do período letivo. 
(B) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período, sobre os de eventuais provas finais. 
(C) possibilidade de avanço nas séries subsequentes, através de cursos oferecidos paralelamente pelas escolas profissionalizantes. 
(D) possibilidade de aceleração de estudos, através da progressão automática, para alunos com atraso escolar.
 
07. Com base no Capítulo II (da Educação Básica), Seção II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a Educação Infantil possui alguns parâmetros, entre os quais podem ser citados:
  1. a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança, englobando os aspectos físico, intelectual, social, psicológico, familiar e moral;
  2. a educação infantil articula-se com as famílias e a comunidade por meio de ações assistencialistas;
  3. a educação infantil será oferecida em creches e pré-escolas;
  4. o processo de avaliação na educação infantil acontece por meio do acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;            
Está correto o contido em
  1. I e III
  2. I, II e IV
  3. III e IV
  4. I, II e III
 
08. De acordo com a LDB n.º 9.394/96, atualmente em vigor, entende-se por Educação Especial:
(A) o atendimento educacional especializado oferecido em turno diverso do ensino regular, a todos os alunos com deficiência que dele necessitarem, nas escolas especiais ou regulares.
(B) o nível de ensino em que se encaixam os portadores de necessidades educacionais especiais, após avaliação psicopedagógica, no seu respectivo contraturno, nas escolas regulares.
(C) a modalidade de ensino oferecida no contraturno a todas as crianças com deficiências físicas, mentais e sensoriais, em instituições especializadas, com professores capacitados.
 
 
 
(D) a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
 
09. O Artigo 2º da Lei Federal 9394/96, afirma que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
I. o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da moral e sua qualificação para a família.
II. o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da moral e sua qualificação para a pesquisa.
III. o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
IV. o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para a política
Está correto o contido em
  1. I e III
(B) III apenas
  1. III e IV
  2. IV apenas
 
10. Conforme consta na LDB os conteúdos que compõem a educação básica devem ser fundamentados em diretrizes:
I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; 
II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; 
III. orientação para o trabalho;
IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
Com relação às diretrizes apontadas, pode-se afirmar que estão corretos os itens:
(A) I, II e III apenas. 
(B) II e III, apenas. 
(C) I, II e IV, apenas. 
(D) I, II, III e IV.
 
 

GABARITO
Questão 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
Resposta D A C B A B C D B D
 
  
GABARITO DO PROCESSO SELETIVO COM FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
ÁREA DA EDUCAÇÃO
Questão Resposta Fundamento – Lei N.º 9394-96
01 D Art. 13, incisos II, III e IV
02 A Art. 21, incisos I e II
03 C Art. 11, incisos II, III, IV e V
04 B Art. 59, inciso II
05 A Art. 24, inciso I e Art. 33
06 B Art. 24, inciso V
07 C Art. 30, incisos I e II e Art. 31, Inciso I
08 D Art. 4º, inciso III e Art. 58
09 B Art. 2º, segunda parte do caput
10 D Art. 27, incisos I, II, III e IV